Antiguidades novas...

Esta beldade é de certa de 1863... Uma maquina linda e diferente das que se encontram habitualmente no mercado.  Alias, há disponível para venda muita maquina "antiga"... Mas a grande maioria não é mais antiga que 1910 e por ai.  Tive uma cliente a dizer que a dela era de 1600 e sei lá quantos... já tinha sido a trisavó.  Infelizmente as maquinas domesticas tiveram o seu inicio nos meio a fim de 1800.  È bom conhecer um pouco da historia das maquinas de costura e a sua invenção antes de tentar comprar alguma. 

Um tipo de LIVRANÇA de 1885 para pagamento de uma maquina de costura (não é da maquina em cima)... Não consigo imaginar que tipo de modelo de maquina costura valia 35 dólares em 1885, o que penso seria uma inorme quantia para essa altura.  De qualquer forma, na altura as maquinas ainda eram uma novidade e um luxo.  até que muitas vilas, ou mesmo associacoes compravam em conjunto para que todas pudessem utilizar... não era habitual (como é hoje) cada pessoa ter uma em casa.



Uma agulha FADA DO LAR antiquicima, mas ao certo não consigo dizer a data.  Achei interessante que a agulha é ajustável, em vez de ter 3 ou 4 agulhas como hoje em dia.


Este tubinho de madeira tinha lá dentro um conjunto de 3 agulhas de crochet... são tão minúsculos que acho que era para linha parecida com a linha de costurar á maquina hoje em dia.  GRANDES OLHOS!!!!

Esta agulha mais á frente, é guardada dentro deste tubinho de madeira, mas quando se utiliza, a madeira para a aumentar o cabo.  Muito interessante.

Sem comentários:

Enviar um comentário