FLORES

Para variar um pouco...
Adoro plantas... neste caso não sei o nome da planta... está num vaso pendura por cima da minha secretaria e nesta altura dá sempre molhos de flores... são muito pequeninas... nem um cm cada, mas tão bonitas.

4 comentários:

  1. Descobri hoje o seu blog. Estou a iniciar na costura e adorava fazer um workshop, mas terá de ser ao sábado!
    Em relação à planta a minha mãe tem uma igual e chama-se "planta da cera" pelo menos é por este nome que a conhecemos há muitos anos!
    Parabéns e Muitas Felicidades!!!

    ResponderEliminar
  2. Eu conheço por jasmim, não ei se será o correcto...

    ResponderEliminar
  3. jasmim de cera esse é nome que damos aqui no Algarve

    ResponderEliminar
  4. olá Paula,

    encontrei o nome científico da flor de cera:

    (Hoya carnosa)

    e algumas dicas sore a planta.

    bjs
    Leticia Rodrigues


    " A flor-de-cera (Hoya carnosa) é uma planta perene de fácil cultivo. Pertencente à família das Asclepiadáceas, é uma trepadeira originária da China, que durante o verão produz flores duráveis, com um perfume levemente adocicado. O maior atrativo desta planta está justamente nas flores que inspiram seu nome popular: elas realmente apresentam uma aparência cerosa, como se fossem feitas de porcelana.

    Dicas de cultivo:
    A flor-de-cera multiplica-se bem por estacas de galho. Depois de formada a muda, uma boa dica é plantá-la para que cresça sobre uma treliça ou caramanchão interno e até num vaso grande equipado com um anel de arame, onde a trepadeira possa apoiar-se. Plante-a num solo preparado com a seguinte mistura: 2 partes de terra comum de jardim, 2 partes de terra vegetal 1 parte de areia.

    Luminosidade e temperatura:
    A planta precisa de muita luminosidade, mas não tolera sol direto. O sol da manhã é tolerável. Trata-se de uma planta de clima mais para o quente, sendo que a temperatura ideal gira em torno de 20 a 25 graus C.

    Regas:
    No período da primavera e verão a flor-de-cera necessita de regas regulares, mas no outono e inverno o ideal é reduzir bastante a freqüência, deixando secar a superfície do substrato entre uma rega e outra. As folhas carnosas armazenam água e fazem uma "reserva".

    Adubação:
    A flor-de-cera não é muito exigente em adubações. Para estimular a floração e a saúde da planta, é recomendável fertilizá-la com um produto rico em potássio a cada 20 dias durante a primavera e na época de floração.

    Como evitar e tratar problemas



    Folhas secas e com manchas:
    Indica ambiente muito seco. Como medida de emergência, recomenda-se pulverizar toda a planta com água. Providencie um local com mais umidade no ambiente.

    Manchas escuras nas folhas: Geralmente são indícios de que a planta recebeu muita luz solar direta. Em alguns casos, as manchas indicam ataque de fungos.

    Queda de brotos e botões: Podem ocorrer quando a planta recebe corrente de ar frio; por ter sido trocada de lugar, alterando suas condições de luminosidade, temperatura e umidade ou por calor excessivo.

    A planta não floresce:
    Por luminosidades insuficiente; pode estar faltando algum nutriente para a planta; a umidade do ambiente pode estar muito baixa ou a planta necessita ser replantada por estar muito grande.

    Folhas amarelas com pontos pretos:
    * Pode ser excesso de regas. A solução é cortar as partes danificadas e reduzir as regas até que a planta esteja recuperada.
    * Excesso de sol direto. Mude a planta de lugar.
    * Substrato pobre em nutrientes, especialmente nitrogênio. Forneça uma boas adubação para a planta."

    ResponderEliminar